5 curiosidades sobre o halloween

5-curiosidades-sobre-o-halloween

Muito se ouve falar, mas pouco sabemos, afinal muitas vezes falta a curiosidade em pesquisar sobre a data por não ser uma cultura brasileira, então para aprendermos um pouco mais, separei 5 curiosidades sobre o halloween.

5 curiosidades sobre o halloween

O Halloween é celebrado por milhões de jovens e adultos no mundo todo, com uso de fantasias originais e a famosa brincadeira do doce ou travessura pelas ruas. No entanto, existem várias curiosidades interessantes que talvez você não saiba.

1 – Como surgiu o halloween?

Por incrível que pareça o Halloween surgiu para espantar fantasmas. De acordo com uma crença dos povos celtas as pessoas mortas durante o ano voltavam na noite de 31 de outubro e tentavam possuir os vivos.

Para escapar dessa maldição era necessário tornar as casas indesejáveis: apagando fogueiras, vestindo roupas esfarrapadas e saindo pelas ruas dos vilarejos fazendo muito barulho. Acreditavam que tudo isso assustaria os espíritos. Os romanos chegaram a adotar a tradição, mas abandonaram no século 1 d.C.

2 – Quais países festeja o halloween?

Atualmente é festejado no Reino Unido, Canadá, Irlanda, Estados Unidos, e recentemente foi exportado para países como o Brasil.

3 – Qual significado da abóbora e da vela?

Abóbora simboliza fertilidade e sabedoria, enquanto a vela serve para iluminar o caminho dos espíritos. Reza  a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, um homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo.

Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi rejeitada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

4 – Qual a simbologia das cores?

As cores laranja, roxo e preto, geralmente são as mais usadas no halloween possuem um significado:

Laranja:
Tem a ver com energia e vitalidade. Dizem que os espíritos sugavam as energias de quem usava essa cor.

Roxo:
Símbolo da magia que rodeia as comemorações do Halloween.

Preto:
Cor favorita dos magos, feiticeiras, bruxas e sacerdotes.

5 – Capital do Halloween

Salem é a cidade considerada a Capital Mundial do Halloween, é também  a visão de infames julgamentos de bruxas.

Salem comemora o Halloween no mesmo dia que o resto do mundo, mas os habitantes da região de Wicca vivem o clima do Dia das Bruxas durante 365 dias. A cultura sobre a bruxaria foi abraçada e cria uma atmosfera de prazer assustador durante todo o ano.

Você não faz ideia de quantas coisas interessantes tem para descobrir sobre o halloween, então te convido conferir as curiosidades que as blogueiras: Andressa, Heloísa e Luh separou para vocês seus blogs.#projetobloggersween

Quer ficar por dentro de tudo que rola por aqui? Assine nossa Newsletters, para receber todas as novidades em primeira mão, basta cadastrar seu e-mail no campo Receba as novidades.

comCarinhoMariaUlhoa
  Siga o Blog Maria Ulhôa nas redes sociais:
Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Deixe uma Resposta.