Anis Estrelado: 5 Receitas Caseiras Para Vários Problemas de Saúde

Conhece o Anis estrelado? Hoje trago para vocês 5 receitas caseiras para vários problemas de saúde, confira.

Anis Estrelado: 5 Receitas Caseiras Para Vários Problemas de Saúde

De fácil acesso o anis estrelado, também conhecido como Anis-Da-China, Anis-Do-Japão, Badiana, entre outros, é uma planta muito utilizada na culinária e na produção de medicamentos naturais.

Seu uso medicamentoso se dá em resultado de suas propriedades que auxiliam em diversas problemáticas, especialmente as quais estão relacionadas ao sistema digestivo.

Utiliza-lo não requer receitas de alta complexibilidade, podendo ser utilizado em diversas situações, como nas receitas descritas a seguir, as quais visam seu uso a fim de sanar problemas de saúde.

 

Expectorante para bronquite

O anis estrelado é um ingrediente interessante para ser utilizado em crises de bronquite, dada sua ação expectorante.

Para tanto bastam poucos ingredientes, os quais contemplam:

  • 1 colher e meia de chá;
  • 1 xícara de água.

De preparo simples, basta levar a água a fervura, desligando o fogo quando atingir o ponto de ebulição, adicionar o anis e tampar, deixando que descanse por no mínimo dez minutos.

Em seguida basta coar e tomar, podendo fazer uso de uma xícara até três vezes ao dia.

 

Prevenção de gripe

Basta às estações mais frias se aproximarem para que as pessoas comecem a dar os primeiros sinais de queda na imunidade.

Com isso aos poucos vemos mais e mais sujeitos pegos pela gripe. Nesse contexto um chá, o qual se diferencia pela adição do anis estrelado, é um combatente eficiente para ser utilizado.

Os ingredientes para esta receita são de fácil acesso, sendo necessários:

  • 5 unidades de anis estrelado;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • 1 porção à gosto de gojberry;
  • 1 colher de chá de tomilho;
  • 700 mililitros de água.

Para o preparo, leva-se a água para ferver e assim que atingir fervura se adiciona o anis, assim como gengibre, tampando o recipiente e deixando cozer por cinco minutos.

Passado este tempo, adiciona-se os demais ingredientes, tornando a tampar o preparo e deixar que descanse por mais cinco minutos, podendo ser consumido em seguida.

Além de prevenir a gripe, esta receita auxilia na captação de vitaminas, no processo digestivo e em ações anti-inflamatório e antioxidante.

 

Contra dores de cabeça

Não é incomum encontrarmos quem se queixe de dor de cabeça após um dia estressante e é neste sentido que o anis estrelado pode também tornar-se útil.

Seu uso funciona relaxando o sistema nervoso e diminuindo a tensão que o sujeito sente.

Para tanto, basta uma receita simples, composta de dois únicos ingredientes:

  • 1 colher de chá de anis estrelado, cerca de 15 gramas;
  • 1 copo de água, 250 mililitros.

Para preparar este chá basta ferver a água, adicionar o anis a ela posteriormente e tampar o recipiente, deixando que repouse por no mínimo dez minutos.

Após coar este preparo pode ser consumido quando os sinais da dor surgirem, podendo haver a ingestão até duas vezes ao dia.

 

Auxílio à digestão

Muitas pessoas apresentam problemas em digerir determinados tipos de alimentos, especialmente após refeições em que são consumidos produtos mais pesados, os quais exigem mais do organismo.

O chá de anis é simples, porém eficiente nestes casos. Seu uso previne a formação de gases intestinais, assim como reduzem a sensação incomoda de inchaço e auxilia na digestão de fato.

Para prepara-lo basta separar:

  • 1 colher de chá de anis estrelado;
  • 1 copo de água.

O preparo, como dito anteriormente, consiste em adicionar o anis a água fervente e deixar em descanso por um período antes do consumo.

Neste caso, o chá deve ser consumido até meia hora depois da ingestão de comidas que usualmente causam desconforto abdominal.

Irá notar a diferença quando a sua urina clarear, por exemplo.

 

Limpeza dos rins

O anis está presente também em uma composição a qual tem ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas e auxiliando o funcionamento adequado dos rins.

Esta receita contempla os seguintes ingredientes:

  • 1 copo de água;
  • 1 colher de chá de anis estrelado;
  • 5 folhas secas de hortelã;
  • 1 colher de chá de erva-doce.

De preparo simples como as demais, basta ferver a água e adicionar as ervas em seguida, deixando que descansem com o recipiente tampado por dez minutos.

Em seguida, deixe que esfrie a temperatura ambiente e apenas então coe, deixando-o pronto para consumo, o qual pode ser feito até três vezes na semana, sempre após a principal refeição.

Já usou o Anis estrelado? Espero que tenha gostado de saber mais sobre o anis e que você possa aproveitar essas receitas! Aproveito e te convido assinar nossa Newsletters, para receber todas as novidades em primeira mão, basta cadastrar seu e-mail no campo Receba as novidades.

comCarinhoMariaUlhoa
  Siga o Blog Maria Ulhôa nas redes sociais:
FacebookTwitterYoutubeInstagram
Compartilhe...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Deixe uma Resposta.