Consciência negra – combate ao racismo

Imagem retirada do google

 

Na semana que passou vários estados do Brasil teve o feriado do dia da Consciência Negra, nesse dia tive a graça de participar por mais um ano em um projeto escolar e vim compartilhar com vocês dessa experiência.
 
Porque existe o dia da consciência negra?
 
Comemoramos no dia 20 de novembro o dia da Consciência Negra, essa comemoração é a forma de homenagear ao Zumbi dos Palmares, um dos maiores heróis da história do Brasil. A data marca o dia de sua morte, ocorrida no ano de 1695, por ocasião da guerra travada entre o governo brasileiro e os negros inseridos no Quilombo dos Palmares.
 
Projeto Escolar
 
No ano de 2013 fui convidada pela Professora Regina a fazer um trabalho como maquiadora na escola que ela leciona, o intuito era valorizar a beleza das alunas negras cujo as mesmas fariam um desfile, eu aprendi muito e conheci uma realidade digamos que triste, muitas vezes o preconceito parte de nós mesmo por não nos aceitarmos, e o projeto do centro de ensino médio 02 da Ceilândia – DF tem o objetivo de mostrar aos jovens negros que eles tem o seu valor, criatividade e principalmente sua beleza.
 
Foto de 2013
Esse ano a escola teve o mesmo projeto e mais uma vez tive a honra de participar, o tema desse ano foi “Lápis cor de pele”o projeto contou com oficina de tubante, danças e desfile de reis e rainhas, o mais interessante é que as roupas das rainhas foram confeccionadas pelos próprios alunos usando materiais recicláveis como jornais, saco de suco, cds, tecidos, a criatividade deles estava a mil.
 
Infelizmente não pude ficar até o momento do desfile para mostrar as roupas das rainhas, mais tirei algumas da maquiagem.
 
Foto 2014
 
 
Sem sombra de dúvida a escola faz diferença na vida do indivíduo, parabéns a todos os profissionais dessa unidade que contribuiu no desenvolvimento desse projeto, parabéns aos alunos que abraçou essa causa no combate ao racismo, sem vocês nada disso seria possível.
 
Como foi bom passar o dia da consciência negra realçando a beleza negra, um dia que tentamos mostrar ao próximo que preconceito não está com nada e que somos sim todos irmãos.
 
E você como passou seu dia da consciência negra? No seu estado foi feriado? Qual sua opinião sobre preconceito?
Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
13 Comentários
  1. Excelente, excelente ! Belo trabalho, é realmente necessário que haja esse tipo de valorização da aparência da mulher negra. Muitas crianças e adolescentes tem uma baixa auto estima por não se encaixarem no padrão europeu de beleza. Acho lindo cachos assumidos, sou apaixonada por cabelos afros ! Até porque não acho cabelo alisado com química nem saudável e nem bonito, agora cachinhos bem cuidados e hidratados sãão lindos de viver !
    Parabéns pelo trabalho !
    amelialuanasales.blogspot.com

  2. Que tudo amiga!!! orgulhosa de vc e das meninas que ficaram lindas…realmente um projeto que vale muito a pena a sua participação. È uma data mega especial, e que com isso vc pode colaborar em deixar as meninas ainda mais bonitas.
    bjokas

    lainemenezes.wordpress.com

  3. Excelente trabalho! Além das makes ficarem lindas, é muito importante mostrar que todos devem valorizar aquilo que possuem de melhor! Parabéns!

    cariocabonita2014.blogspot.com.br

  4. Que perfeito! Ótima iniciativa desse colégio precisamos de mais escolas e profissionais de educação assim!
    E parabéns por fazer parte desse trabalho que dá orgulho de saber que existe!
    Bjs

  5. Aqui em São Paulo foi feriado, e devemos colocar a mão na consciência e largar todo tipo de preconceito. É impressionante que na hora de tentar bolsa na faculdade ou algo do tipo, todos se denominam negros, mas no dia a dia, não age como um e ainda discrimina os que são. Eu tenho orgulho em ser descendente de negros, apesar de não herdar a cor, herdei o sangue e tenho orgulho dos negros e me considero negra.
    Beijos!
    http://www.anaholiveeira.com.br

  6. Nossa Maria, que projeto legal viu ? Toda escola deveria fazer igual, acho muito importante inserir isso no âmbito escolar, é um absurdo que num país tão miscigenado feito o Brasil exista racismo ne ? Eu acho ela palavra inclusive muito feia, parece q estamos falando em animais, pois para mim quem tem raça é bicho, nós somos de uma única raça, somos seres humanos. Já testemunhei muito preconceito na escola quando eu estava no fundamental, crianças de 12 anos com uma mente diabólica rs achei as fotos lindas, makes q valorizam d fato a beleza, sem tampar o que elas tem d mais belo. Trabalho lindo Maria, parabéns.

  7. Que lindo o projeto dessa escola!! Sem dúvida é uma escola que faz a diferença na vida dessas meninas… Eu costumo dizer que tenho o pé na senzala e no Brasil quem não tem? Trabalhar a auto estima dessas meninas é um trabalho que os professores devem se orgulhar muito. Eu tenho uma prima negra hj com quase 30 anos e que não se aceita como negra e isso desde pequena.
    A única coisa que não concordo até pq acho que é um retrocesso são as cotas, não acredito que devemos trabalhar com diferenciação pq assim o negro que se coloca como diferente , deveríamos exigir que TODOS sem diferenciação temos o DIREITO de ter as mesmas oportunidades desde pequenos nas escolas para que possamos ter condição de IGUALDADE . Já conheci alunos de faculdade que sofrem preconceito por ser cotista . Eu fiz faculdade pública sem ser cotista, mas ralei, ralei muito!! Não sou diferente de ninguém ! Mas enfim o post é outro , eu falo pra caramba Maria tanto quanto escrevo 🙂 Desculpa!
    Parabéns pelo post Maria, gostei muito, adoro projetos assim que fazem a diferença na vida das pessoas ! Todas lindas!!

  8. Ótimo trabalho, aqui na minha escola irá acontecer ainda um desfile, vai ser quase a mesma coisa. Essas meninas são lindas e os makes ficaram muito bom.Parabéns.. Sucesso!

    http://sarahemanuelly.blogspot.com.br/

  9. Maria, o projeto tem uma bela mensagem e as pessoas tem que aprender a valorizar a beleza negra como beleza negra e não achar bonito aquelas negras que tem traços de branco. Sua maquiagem só valorizou a beleza das meninas, belo trabalho, bela iniciativa e parabéns. Quando tiver de novo me chama que ajudo até as meninas a produzir os looks 😉

  10. Excelente trabalho!
    Consciência humana, acima de tudo.
    bj

  11. As makes ficaram lindas, pena não ter ficado para fotografar os looks, achei super interessante. A escola em que fiz me ensino fundamental também tinha eventos assim todos os anos e eu amava, beijinhos!

  12. um projeto muito legal otimo trabalho aqui na cidade teve um desfile e foi muito lindo é muito bom celebrar essa data e fazer prevaler a cultura a historia que muitas pessoas nem dão a importancia e as vezes nem realmente sabem o que representa esse dia muito otimo trabalho parabens

  13. Excelente trabalho e as meninas ficaram deslumbrantes !
    Infelizmente o racismo ainda existe no Brasil e é super interessante campanhas e claro o dia da Consciência Negra para lembrar.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

Deixe uma Resposta.