Manicure e pedicure na nova estação: como preparar mãos e pés para o verão

Vamos falar sobre como preparar as mãos e os pés para a chegada do verão, com dicas para deixar eles super bem cuidados.

Manicure e pedicure na nova estação: como preparar mãos e pés para o verão

O verão já está quase de volta, e com o crescente calor a tendência é usarmos peças mais leves e arejadas, tanto roupas quanto sapatos. Como a preferência é por sandálias e rasteirinhas, deixando os pés mais à mostra, é preciso tomar certas precauções para que eles não rachem e fiquem sempre macios – além de manter a pedicure em dia, com unhas bem cuidadas e bonitas. E isso também é válido para as mãos.

Por isso, hoje vamos falar sobre como preparar ambos para a chegada dessa estação, adotando cuidados como esfoliar a pele dos pés e mãos e hidratá-los frequentemente para aproveitar as altas temperaturas sempre bela e sem frustrações.

Evitando o cascão e a aspereza

Com os constantes atritos e exposição ao sol, vento e outros agentes ambientais externos, nossas extremidades tendem a sofrer mais e acabam por apresentar consequências como sequidão, rachaduras e até feridas. Para evitar aquela casca grossa, muitos utilizam uma lixa, que pode até ser efetiva de início, mas acaba agredindo muito e retirando camadas de proteção da pele, causando um maior engrossamento.

Sendo assim, opte por outras soluções como esfoliar a pele, procedimento que remove as camadas e células mortas ao mesmo tempo em que hidrata, renovando a pele. Para isso escolha esfoliantes específicos ou faça o seu próprio com mel e açúcar cristal, massageando levemente todo o pé, focando na região dos calcanhares para alcançar aquela pele lisinha.

Necessidade de hidratação constante

Utilize cremes ultra emolientes para pés e mãos secos, com propriedades restauradoras, anti-inflamatórias e umectantes, para evitar rachaduras. Os que contêm os seguintes ingredientes são os mais indicados: ureia, glicerina, lactato de amônio, ácido salicílico, calêndula, aloe vera e alfa-hidroxiácidos. Para os pés, é possível fazer uma mega hidratação noturna, basta passar o creme, envolvê-lo em plástico filme, colocar uma meia e dormir uma noite com isso. Ao acordar seu pé estará uma seda!

Utilize um hidratante diariamente, especialmente para as mãos, pois elas ficam em exposição diária ao sol, o que envelhece, e entram diretamente em contato com substâncias químicas corriqueiramente, como produtos de limpeza, que a deixam áspera. Escolha uma loção não oleosa e que seja rapidamente absorvida pela pele. É interessante utilizar uma à base de silicone, que ajuda a formar uma camada protetora, evitando a perda de umidade. Além disso, é sempre importante aplicar protetor solar nas mãos e dorso dos pés quando expostos, para proteger a pele contra os efeitos nocivos dos raios UV.

Uso de sapatos arejados

Além da pele, é preciso tomar um cuidado especial com as unhas, ainda mais após o inverno, pois com o maior uso de botas, tênis e sapatos fechados, as chances de proliferação de fungos aumentam, então elas agora precisam respirar. Por isso é essencial o uso de calçados abertos, porém confortáveis, senão o risco de formar calos e encravar ou descolar as unhas é maior.

Cuidado adequado com as cutículas

Como elas protegem a área contra fungos e bactérias, é ideal que não sejam completamente removidas, mas preferencialmente apenas empurradas. Se tiver muita cutícula, retire apenas o excesso e hidrate-as bem.

Pausa durante a esmaltação das unhas

Antes de fazer as unhas, é importante remover o esmalte e deixá-las respirar por pelo menos um dia. Também não fique com o mesmo esmalte por mais de 6 dias seguidos, pois isso pode provocar ressecamento e manchas brancas nas unhas. O mesmo serve para quem usa postiça, deixe suas mãos livres por um tempo antes de aplicá-las novamente.

Tratando unhas amareladas

Caso você deixe um esmalte por muito tempo, as unhas tendem a ficar amareladas, pois ele danifica sua queratina, e assim o pigmento amarelo acaba se depositando nelas. Para evitar isso, além do intervalo que mencionamos, prefira tirar o esmalte com removedor ao invés de acetona e procure sempre utilizar uma base antes. Uma técnica utilizada para amenizar o amarelado é passar creme dental com ativos clareadores na unha (como peróxido de hidrogênio). Só cuidado para não confundir esse sintoma com a carência de vitaminas ou outros sinais de problema do seu organismo.

 Proteção e precaução

 Como sabemos, produtos com os quais entramos em contato diariamente, como detergente, fazem mal à saúde de nossas mãos, deixando-as ressecadas, tanto pele como unhas. Além dos cremes, procure utilizar luvas quando for lavar louça e roupa, e aplique uma base fortificante, para que suas unhas não corram o risco de se tornarem fracas e quebradiças.

Cuidado com a micose

No verão frequentamos mais praia e piscina, ambientes propícios para a proliferação de fungos, já que tendem a ficar bastante úmidos. A situação piora com o fato de que geralmente andamos descalços nesses locais, aumentando a chance de contrairmos alguma micose. Sendo assim, além de utilizar sempre um chinelinho, tenha o cuidado de enxugar bem os pés e deixá-los sempre sequinhos, inclusive após o banho e com atenção especial para as dobrinhas e entre os dedos. Como no calor também suamos mais, prefira meias de algodão e que absorvam a transpiração e deixe os sapatos tomando um ar antes de guardá-los.

Armazenamento de esmaltes

Com as altas temperaturas, os esmaltes tendem a secar e estragar se expostos a muito calor. Por isso é importante conservar os vidrinhos em locais secos, arejados e longe do sol, calor e outras fontes de luz.

O que achou dessas dicas? Confira aqui também como eu faço as minhas unhas! Compartilhe comigo quais seus cuidados. Aproveito e te convido assinar nossa Newsletters, para receber todas as novidades em primeira mão, basta cadastrar seu e-mail no campo Receba as novidades.

comCarinhoMariaUlhoa
  Siga o Blog Maria Ulhôa nas redes sociais:
Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Deixe uma Resposta.