O que faremos com essa tal ansiedade? De repente você perde o controle, o medo toma o lugar dos pensamentos, a incerteza é companheira e pior ela chega sem comunicar que vem visitar, esse é o novo mal do século.
Ansiedade o mal do século
Em 2020 o mundo foi paralisado com a pandemia do covid-19, ficamos preocupados com o vírus e seus sintomas, com isso o medo se instalou e o nosso psicológico respondeu, podemos dizer que junto com essa doença o mal do século ficou ainda mais evidente, quem não sabia descobriu da pior forma possível o que é a ansiedade.
O que é ansiedade?
Ansiedade é um termo para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Quando um indivíduo apresente sintomas de preocupação e medo extremo diante de situações simples da rotina, chamamos de transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Quais sintomas da ansiedade?
A ansiedade e o transtorno de ansiedade podem causar sintomas tanto mentais quanto físicos.
Sintomas psicológicos
- Tensão ou nervosismo;
- Sensação de que algo ruim vai acontecer;
- Perda de concentração;
- Medo constante;
- Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão;
- Preocupação exagerada em comparação com a realidade;
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Agitação.
Sintomas físicos
- Dor no peito e aumento das batidas do coração;
- Respiração ofegante ou falta de ar;
- Suor excessivo;
- Tremores;
- Sensação de fraqueza ou fadiga;
- Boca seca;
- Mãos e pés frios ou suados;
- Náusea;
- Tensão muscular;
- Dor de barriga ou diarreia.
Muitos sintomas da ansiedade como taquicardia, tontura e dor física, são semelhantes aos de doenças cardiovasculares. Por isso, muitas pessoas acabam sendo hospitalizadas durante os picos do distúrbio emocional.
Entre minhas buscas na internet, encontrei no site Tua saúde um teste online que te orienta na descoberta do que se o que sente é ansiedade clique AQUI.
Tratamento
O tratamento depende do caso de cada indivíduo, o primeiro passo é procurar ajuda com profissionais da saúde para que juntos possam fazer seu diagnóstico corretamente.
Existe também os tratamentos naturais que são:
- Yoga;
- Massagem terapêutica;
- Aroma terapia;
- Pintura;
- Música relaxante;
- Exercícios físicos.
Uma observação importante é que esse tipo de tratamento não substitui o acompanhamento com o especialista e as medicações caso essa seja necessária.
Gostou desse tipo de matéria? te convido assinar nossa Newsletters, assim receberá as novidades em primeira mão, basta cadastrar seu e-mail no campo Receba as novidades.
Parabéns pela matéria. Muito pertinente e bem informativa.
Fico feliz que tenha gostado, gratidão!