Você saber quem foi Martin Luther King e o que ele representa para os negros Americanos? Chegou o momento de conhecer mais sobre esse grande homem.
Martin Luther King e sua importância para os negros Americanos
Martin Luther King foi peça fundamental na conquista dos direito civis e direito ao voto para os negros, mais antes de falamos de Martin é importante ressaltar alguns fatos que os negros passavam, os negros viviam sem direito e em uma sociedade que impunha a segregação.
“Segregação – ato ou efeito de segregar(-se); afastamento, separação, segregamento“
Quem foi Martin Luther King?
Martin Luther King foi um ativista que lutou pelos direitos civis e direitos de votos, mais de forma resumida vamos falar de pontos importante da sua história e dos seus feitos.
Nascido em Atlanta estado da Geórgia em 1929, era de uma família de cristãos Batista e seguindo o exemplo de seu pai decidiu estudar Teologia e virar Pastor, que se concretizou em 1954 quando se mudou para o Alabama para assumir a função em uma igreja batista local.
Começou a ficar conhecido quando se envolveu diretamente no caso de Rosa Park mulher negra ativista que foi presa em 1955 por negar a ceder seu lugar para um branco, Martin foi o porta-voz de um boicote contra o sistema de transporte da cidade pelo fim da segregação no transporte público, que gerou prejuízo por mais de um ano.
Em 1963 ele liderou a marcha sobre Washington em prol do trabalho e liberdade onde fez seu discurso mais famoso I have a dream (Eu tenho um sonho).
Em 1964 ganhou o prêmio Nobel da Paz e com 35 anos se tornou o jovem mais novo à receber o prémio, ainda em 64 a lei dos direitos civis foi aprovada pelo congresso dos Estados Unidos proibindo discriminação por cor, raça, religião, sexo ou origem nacional, foi o fim das leis locais de segregação racial
Liderando a campanha Selma em 1965, uma das suas marchas que ficou conhecida como marcha Sangrenta, devido os policiais atacarem os manifestantes de forma violenta com cassetetes e gás lacrimogêneo, e que levou a indignação Nacional, o presidente Lyndon Johnson atendeu o pedido de mudança e promulgou a lei de direito ao voto.
Martin Luther King morreu jovem aos 39 anos, o fato ocorreu em 1968 enquanto apoiava o movimento grevista no estado de Tennessee, Martin estava na sacada do hotel ao receber o tiro e assim culminar sua morte.
Até hoje ninguém sabe ao certo quem foi o mandante do crime, mais na época cogitou a possibilidade do crime ter sido encomendado por políticos, porém por falta de provas o caso foi arquivado.
A história de vida de Martin Luther King é linda, aqui tem um resumo, mais te oriento a pesquisar mais sobre o assunto, afinal conhecimento nunca é demais.
Gostou dessa matéria? Então assine nossa Newsletters assim receberá as novidades em primeira mão, basta cadastrar seu e-mail no campo Receba as novidades.